Teste de perda de pontos dos bocais

Padrão de teste e detalhes verificados

Antes de imprimir, faça um perda de pontos dos bocais (imprima um padrão de teste). O tamanho da impressão do padrão de teste é de aproximadamente 90 × 51 mm (paisagem).

Se preparar um papel tamanho A5 paisagem (210 mm × 148 mm, você poderá fazer testes de perda de pontos dos bocais em até quatro locais em uma única folha de papel.

Imprima o padrão de teste usando as tintas conforme indicado na sequência abaixo. É possível verificar se as cabeças de impressão estão funcionando normalmente.
NOTA A tinta base (Pr) e o branco (Wh) nessa figura são deliberadamente feitos em cinza, mas o padrão de teste real Pr é impresso transparente e o Wh é impresso branco. Esses dois serão mais difíceis de ver do que a figura a seguir quando impressos em papel branco.
BD-8_TestPrint_InkPosition

Certifique-se de que as linhas de cada cor estejam claras e alinhadas de maneira uniforme. As seções ausentes no padrão de teste indicam “perda de pontos”, enquanto um padrão de teste recolhido ou inclinado indica “deslocamento de pontos”. Esses problemas podem ser melhorados com a eliminação do entupimento do bocal. Por esse motivo, foram fornecidos vários menus de limpeza.

BD-8_TestPrint_Normal

Papel de teste

O teste de perda de pontos dos bocais é uma tarefa que deve ser realizada com frequência. Se for encontrado um problema ao verificar o padrão de teste, a limpeza é realizada e o teste de perda de pontos dos bocais é executado novamente. Por isso, a facilidade de verificação e de carregamento da papel é importante. A facilidade de verificação depende da cor do papel.

Para verificar o padrão de teste sem remover o papel e fazer o teste de perda de pontos dos bocais novamente após a limpeza, a Origem da impressão deve ser definida novamente.

Cor do papel
Cor do papel Recursos
Transparente

Como a mesa plana é preta, verifique o padrão de teste removendo o papel para teste de perda de pontos dos bocais. O Pr é transparente, mas você pode verificá-lo pelo seu estado de transmissão de luz. Depois que o papel é removido, todas as cores podem ser facilmente verificadas.

Alguns papéis são pouco adesivos e fáceis de reaplicar.

Branco

As tintas CMYK podem ser verificadas enquanto o papel está preso à mesa plana. Wh e Pr podem ser verificados removendo-os e mudando o ângulo em que são expostos à luz.

Preto Wh pode ser verificado enquanto o papel está preso à mesa plana. Todos, exceto Wh, podem ser verificados removendo-se o papel e alterando-se o ângulo em que ele é exposto à luz.
Prata É relativamente fácil verificar os padrões de teste para todas as cores com o papel preso à mesa plana. O acabamento fosco facilita ainda mais a verificação.
Como proteger o papel
Como proteger o papel Recursos
Fita

Fixe os quatro cantos ou toda a circunferência do papel com fita crepe ou similar. Prenda o papel com fita adesiva na mesa plana para que o papel não se solte. Aplique a fita de modo que ela não fique levantada ou sobreposta, criando uma diferença de altura.

Se remover o papel e depois verificar o padrão de teste, recarregá-lo exigirá o mesmo tempo e esforço da primeira vez.

Fita dupla face

Aplique fita dupla face fina em todos os lados do papel e fixe-a na mesa plana. Aplique a fita dupla face começando pelas bordas para que o papel não fique enrugado ou solto.

Ao remover o papel, tome cuidado para não deixar nenhuma fita dupla face na mesa plana. A recarga é mais fácil do que com a fita comum.

Papel com folha de adesivo fraco Tanto o carregamento quanto a remoção podem ser feitos facilmente.